Fonte: Canal CBN Amazônia
Nesta entrevista para a CBN Amazônia, Walter Oliveira, CEO da Inteceleri, discute a trajetória da startup, desde sua origem na Universidade Federal do Pará até seu reconhecimento como uma das 100 startups mais promissoras do Brasil, segundo a Pequenas Empresas & Grandes Negócios e o SEBRAE. A empresa, focada em soluções educacionais, tem como meta expandir internacionalmente.
Oliveira relata que a Inteceleri surgiu da pesquisa acadêmica na UFPA, aliada à percepção de demandas do mercado. O primeiro produto, o "Matematicando", foi implementado inicialmente em uma escola pública. Este projeto chamou a atenção do Google, que convidou a Inteceleri para se tornar parceira na área de educação, introduzindo a empresa à realidade virtual.
Essa parceria com o Google e a imersão na realidade virtual culminaram no desenvolvimento do "Geometa", o segundo produto da startup. A inovação continuou com a criação do óculos de realidade virtual "Miriti Board", fabricado com miriti, um material sustentável proveniente das comunidades locais de Abaetetuba. Este produto demonstra a preocupação da Inteceleri com a sustentabilidade e o impacto social, integrando a comunidade local no processo produtivo.
A entrevista destaca a trajetória de sucesso da Inteceleri, impulsionada pela inovação em tecnologias educacionais, desde o foco inicial em matemática até a incorporação da realidade virtual e a produção de hardware com foco na sustentabilidade e no desenvolvimento local.